Uma história comprida para contar outra .


Meninas
fico muito feliz com a visita de pessoas queridas que doam um pouquinho do seu tempo para vir aqui, ver e ler o que eu escrevo. De certa forma vocês fazem parte da minha vida e eu da de vocês não é mesmo? E isso é mesmo muito maravilhoso, porque dessa forma posso conhecer e compartilhar um pouco da vida de cada uma, conhecer uma diversidade enorme de pessoas, que vivem, moram, estudam e trabalham de forma diferente ou parecida com a forma que eu vivo, moro, estudo e trabalho.

Essa troca é vida, é amor, é amizade. Sentimentos virtuais trocados espontaneamente e de forma sincera.

Minha história como blogueira começou faz bastante tempo. E teve início de forma despretensiosa, como ainda é até hj, onde eu criei o www.meninazinhasuperpoderosa.blogger.com.br como uma forma de me conectar com o mundo. Ele foi um diário pessoal que eu mantinha para desabar, escrever minhas loucuras adolescentes e com o tempo saquei que o melhor disso tudo eram as amizades que surgiram. Nesse endereço demorei pouco tempo e logo parti para um hospedeiro que me deu mais possibilidades de ferramentas interativas.

O blog foi amadurecendo e eu criei uma conta no extinto Weblogger (Quem lembra?
Lá nascia o Lany Felicity. www.lanyfelicity.weblogger.com.br
Ele foi meu principal blog e eu o tive por muito e muito tempo e acompanhou durante os anos da universidade. Nessa época aprendi a mexer em html, front page e eu mesma criava as minhas próprias templates. O weblogger não era dos melhores e vivia dando pau, por conta disso fui me desligando do blog e passei a alimentar o meu Fotolog com mais intensidade. Desse jeito o Lany Felicity (que se chamava assim por conta da minha loucura pelo seriado Felicity, mas precisamente pelo Ben rs) migrou para o www.fotolog.net/lanyfelicity e ainda hoje ele existe...  só que não é atualizado faz um tempinho... Ele me serviu em um momento da vida que eu me expressava melhor em letras de músicas, versos, poemas e imagens. Lá também fiz amigos que conservo até hoje. Mas... a minha necessidade de escrever, de reunir pensamentos me fez voltar novamente à blogsfera com o Flores no Deserto, esse bloguinho que vc acessa agora.

O Flores no Deserto começou com a simples intenção de ser um lugar para eu postar textos aleatórios que eu encontrava na internet e que gostava, queria ver sempre e me inspirar. Era um período conturbado de um namoro de 7 anos e por vezes os textos que vc encontrava no início eram tristes, falavam de rompimentos e despedidas. Ninguém nunca me perguntou, mas o blog tem esse nome por causa de uma música dos Paralamas do Sucesso. A música Flores no Deserto fala de ambiguidades e paradoxos. Como eu me sentia, e pasmem, me sinto até hoje.

O Flores nascia no dia 15 de fevereiro de 2006. Isso significa que ele já tem 4 anos. Mas, foi mesmo em 2007 que eu deixei de lado o Fotolog  porque ele passou por muitas mudanças e eu não sou muito de mudanças. Gosto de rotina, e se for pra mudar tem que ser uma coisa pensada, estudada e feito aos poucos e lá não aconteceu assim. Nesses 4 anos o blog só teve 2 layouts pra vocês terem uma idéia rs

A verdade é que tenho blog desde 2000...e de lá pra cá já se vão 10 anos. Isso mesmo... 10 anos... 
Existem milhares de blogs que são criados todos os dias e não é porque eles são recentes que não são interessantes, muito pelo contrário. Na blogsfera tem muita gente dedicada que faz e escreve porque gosta, porque tem amor e não porque quer simplesmente ser uma blogueira famosa, paparicada pelas marcas que mandam presentes, convites e essas coisas... pq acreditem... tem muita gente que faz um blog única e exclusivamente para isso...mas quando comecei a escrever esse post queria falar de uma coisa chamada RESPEITO.

Porque estamos na internet, muita gente pensa que aqui é terra de ninguém, que se pode copiar e fazer tudo que quiser com as coisas que encontra por aí, sem dar créditos, sem conseqüências. Sempre tive a mente muito aberta sobre as coisas que eu escrevo, não sou dona da verdade e nem acho que meus pensamentos são exclusivos, afinal, vivemos em uma cultura de massa e dependendo da zona de interesse de duas pessoas elas podem sim receber estímulos parecidos e ter pensamentos semelhantes. Então, não é porque eu fiz um post sobre "assunto tal" e dez minutos depois outra blogueira faz também um post sobre o mesmo assunto que uma copiou a outra. Não funciona assim...

A finalidade de eu contar essa estória toda pra vocês - enchendo o saco - é pra falar de algo muito chato que aconteceu comigo e com o Blog. Uma coisa que eu considero como uma falta de RESPEITO.

A maioria das meninas que me visita aqui também é de leitoras assíduas de outros blogs infinitamente mais famosos do que o meu que apenas é feito com muito carinho. Pois bem...

Muita gente deve ter visto que ao ser lançada, a Novela da Globo TiTiTi, fez uma divulgação com algumas blogueiras. Um grupo de meninas,a maioria delas do eixo Rio-São Paulo, foram convidadas para um dia de passeio pelo Projac. Lá elas conheceram os detalhes da novela, as cidades  cenográficas, e o assunto que interessava à maioria delas que era o processo de caracterização e a escolha dos estilos de roupas, maquiagens e esmaltes de cada uma das personagens.

E é justamente nesse ponto que eu quero chegar...

Eu navegava na internet em vários blogs e simplesmente fiquei muito espantada quando me deparei com uma foto publicada pela blogueira Teresa Chamas do blog Fashionismo. Ela foi uma das blogueiras convidadas pela produção de Ti-Ti-Ti para a visita do Projac e tirou fotos das fotos apresentadas a elas como um estudo de cores dos esmaltes que seriam usados pelas personagens. http://www.twitpic.com/1zb6sa Nesse link aqui!

Quando vi isso fiquei assustada lógico porque as fotos mostradas para as blogueiras nada mais eram do que as fotos dos esmaltes que eu havia comprado e postado no meu blog nesse post aqui no dia 24 de outubro de 2009. Fui atrás dos posts das outras blogueiras que haviam sido convidadas para o evento e tive a certeza de que as minhas imagens haviam sido usadas e soube disso porque tinha foto das minhas fotos (que haviam sido impressas) no blog de quase todas, afinal, esmalte é um dos interesses da maioria das visitantes desses blogs né?

Aqui estão as fotos das blogueiras feitas das minhas fotos impressas que foram apresentadas pela produção da novela como o "estudo" das cores que eles haviam feito para os esmaltes que as personagens iriam usar.

Image and video hosting by TinyPic
Foto do post sobre a visita ao Projac postado pela fofa da Lia no Just Lia


Image and video hosting by TinyPic
Foto publicada no twitpic da blogueira Teresa Chammas do Fashionismo


Image and video hosting by TinyPic
Printscreen do blog Vende na Farmácia com as fotos das minhas fotos feitas na visita ao Projac


Image and video hosting by TinyPic
Foto postada no blog Hoje Vou Assim Off


Mandei um e-mail para a Globo pedindo explicações sobre o uso não autorizado das fotos do meu blog, mas nunca fui sequer respondida.

Fiquei tão chateada, desabafei no twitter e inclusive fui destratada por uma dessas blogueiras (não vou dizer o nome né pra não ficar chato) pq simplesmente comentei que aquelas fotos eram minhas. Ao invés de se solidarizar com o que aconteceu comigo - afinal isso pode acontecer com qualquer blogueira, inclusive com ela - a pessoa em questão simplesmente achou que eu a estava  culpando, coisa que eu nunca ia fazer já que eu sei que a culpa não é de nenhuma dessas blogueiras que divulgaram as informações. A culpa é da produção da novela, sei lá quem que é responsável por isso, que fez a pesquisa, usou as imagens e se apropriou delas como se fossem parte de um trabalho criterioso de caracterização de figurino, quando na verdade foi apenas a apropriação de algo que não foi feito por eles.

Nesse domingo a fofa da Lia do Just Lia colocou um post no ar sobre a linha de esmaltes que a Ti-Ti-Ti.... lançou e falou sobre a questão do uso das minhas fotos, inclusive, linkando o meu post do dia 24 de outubro de 2009 onde as fotos foram postadas pela primeira vez.

Trecho extraído do Just Lia:

Essa coleção estava faz tempo aqui em casa, é aquela inspirada na novela Ti-Ti-Ti da Globo. São 12 cores com nomes de personagens (e elas usam os esmaltes na novela) e acabamentos variados(cremoso, perolado e transparente).
Um detalhe curioso é que essa coleção não tem nada a ver com os “estudos” de cores de esmaltes que a Globo mostrou pras blogueiras na visita do Projac. O que eles apresentaram pra gente em uma folha grande impressa, nada mais era do que fotos que a blogueira Lany tirou dos esmaltes “aleatórios” que ela comprou em outubro do ano passado. História esquisita, né?!



Detalhe... a Lia falou disso sem eu nem ao menos pedir. Ao contrário de algumas outras blogueiras que estavam lá e com quem eu entrei em contato perguntando como as fotos haviam sido apresentadas e que nem sequer tiveram o trabalho de me responder.  A Lia é uma fofa e mostrou que faz a diferença e que se importa, ela  merece mesmo ter o sucesso que tem na blogsfera ... Obrigada flor!

A minha maior chateação é que, eles fizeram um encontro para blogueiras, usaram as minhas fotos para divulgação e nem sequer tiveram o trabalho de dar os créditos. Seria até interessante, em um encontro para divulgar o trabalho deles junto com as blogueiras dizer que a "inspiração" e fotos apresentadas a elas foram pesquisadas de um blog. Vocês concordam?


Desculpem de verdade a imensidão do post, mas eu precisava desabafar, tinha até desistido de contar essa história, deixado pra lá, mas pela iniciativa da Lia eu resolvi explicar... pode não mudar nada, mas pelo menos desentalei esse espinho da garganta né?




bjocas fofoletes e boa semana (^__^)



22 comentários:

  1. Lany, vc tem toda razão em ficar chateada. Eu vi toda essa confusão acontecendo no twitter na época. Eles tinham que ter te dado os créditos... Muito esquisito mesmo, mas bola pra frente!! Ahh, esqueci de te falar que mudei meu blog, não pe mais stylismo, é so last season...rsrs
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Nossa, flor! Sacanagem do pessoal da Globo! Vc tem rezão em ter ficado chateada! Oq custa dar os créditos né! Mas não fica assim não, querida!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Pequena do meu coracao!

    Eu posso dizer que sou uma dessas pessoas que vem ate seu blog por ter um imenso carinho por vc!

    E estou chocada com essa historia toda!!! Vc ja se perguntou se ao inves da Globo nao foi alguem da propria Speciallita que "fez" esta pesquisa e apresentou a emissora?

    Ja entrou em contato com eles?

    Pq e uma via de 2 maos....a Globo com a Speciallita e a Speciallita com a Globo. A empresa de esmaltes nao lancaria uma colecao com esmaltes repetidos e ja existentes em sua cartela de cores!

    E tanta falta de respeito generalizada que da desgosto! Ninguem respeita mais ninguem, os direitos autorais, a blogosfera esta virando um joao ninguem!

    E desde plagio, passando por bullying ate briga por causa de esmalte!

    Espero que esta historia e desabafo resultem num final feliz!

    Estou contigo!

    Bjo

    ResponderExcluir
  4. MENINA!!!
    Duas coisas:
    1- Que chateação! E nem te convidaram também, né?? Seria bom não sairem buscando fotos aleatórias em googles e blogs alheios. Eles estão respaldados pela lei quanto a direitos de internet, mas isso não dá o direito de utilizar uma coisa para estudo sem ao menos citar a fonte.

    2- Tá ficando famosa hein!! haha Em seis anos nesse mundo de blog nunca isso me aconteceu..haha Parabéns pelos 10 anos, parabéns por ter recebido tantas visitas (algo tem q compensar, né?)

    bju grande, fica bem!

    ResponderExcluir
  5. Menina, que bafooooooo!!!!
    Com a internet, blogs, milhoes de formas das pessoas acessarem nossas ideias (e imagens), e cada vez mais comum isso acontecer... Mas não quer dizer que seja certo, mto pelo contrario! Vc tem toda razão de ficar chateada e de pedir retratação sim!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Lany!
    Muito legal você ter tocado nesse assunto. Afinal, não é porque não somos estrelinhas ou não estamos na mídia( ou seja, não temos tanta grana pra comprar uma Chanel todo mês e postar no blog) que não temos credibilidade e conhecimento sobre aquilo que estamos postando. Concordo com sua posição quanto à falta de crédito em suas fotos. É assim que conquistamos um espaço nesse mundo de blogueiras.

    Beijos
    Anne
    www.diariodevelharias.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amor, isso que aconteceu realmente é uma falta de respeito. Você cuida desse blog com tanta dedicação e carinho, ai vem alguém e “pega” as suas imagens sem autorização. Da uma raiva!!! Mas, bola p/ frente. Te amo!

    ResponderExcluir
  8. menina choquei com essa historia, mas achoq eu tu tens razao, nao e porque e publico, que pode vir qqer pessoa e ir usando o post de outra ne?ta certa, bjos

    ResponderExcluir
  9. você já sabe minha opinião a respeito dessa história... mas, enfim. que bom que tem gente tipo a Lia na blogosfera, né. beeeijos, Lany-querida. :*

    ResponderExcluir
  10. Caramba que falta de etica da globo uma empresa tão grande não ter a capacidade de tirar suas proprias fotos, além de copiar não dar o trabalho de dar os créditos vc tem toda mais toda razão de ficar chateada. E mto legal da parte da Lia ter dado os créditos a você e você sabe o blog dela alcança uma grandeee proporção e essas pessoas vão saber que aquelas fotos são suas. E a essas poucas que ainda faltaram com respeito com você. Essas sempre morrem pela propria lingua da dê muito bola.
    AHHH suas fotos são lindas!!!!!!
    beeeeeijo

    ResponderExcluir
  11. Chato né...e no fim apenas queremos tão pouco...os créditos...já que tdo leva tempo, dá trabalho...etc...espero que tdo se resolva Cherry da melhor maneira possível...bjs!!!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Independentemente de quem ou como as fotos foram apresentadas p/ as outras blogueiras nesse encontro no Projac, os profissionais que produziram esse encontro, não podem deixar de dar os devidos créditos a você.


    Profissionais éticos, deveriam ao menos pedir desculpas para você.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Tsc tsc tsc... lamentável!Para mim tb é pura falta de respeito!!!

    ^^ ganbatte ne tomo-chan!!!

    ResponderExcluir
  15. Lany, quanto tempo vc tem blog!!
    Uma verdadeira blogueira rs
    Que coisa chata que aconteceu com vc.
    Vc está certíssima de falar, e a Globo deve explicações...
    Beijinhos amiga

    ResponderExcluir
  16. Confesso que tomei o maior susto quando cliquei no link da Lia e abriu o seu blog! Gente, que absurdo! Me senti violada tb pq, sabe...O seu blog é como se fosse de uma amiga minha mesmo, não é como os blogs grandes que eu visito. Te acompanho no twitter e tudo (não só seguindo, mas realmente lendo o que vc fala ^^). É muito revoltante!
    Duvido que se fosse blogueira famosinha mimimi (sem querer desmerecer as famosas, mas enfim..) eles teriam feito essa palhaçada. Juro que não entendi até agora. Eles não tinham nada pra mostrar, é isso? o.O

    Deixando a parte chata de lado..Parabéns por estes anos todos de blog e por se manter fiel a você mesma. ^^ Muito sucesso, flor!

    PS: Quanto às blogueiras bossais - esse assunto já tá me irritando tanto que eu fico é doida pra que dêem logo nome aos bois pra eu parar de visitar pq sério...gente assim não merece.

    ResponderExcluir
  17. QUe história mais chata!!!
    Ainda bem que existem blogueiras fofas como a Lia, que entendem e sabem o que é correto!
    Bjo

    ResponderExcluir
  18. Nossa Lany... Que loucura isso! Custava dar créditos a quem merece? Afinal se aproveitar de informações alheia é crime não?
    Ainda bem que vc desabafou amiga e é assim que a gente conhece pessoas estúpidas na internet mesmo e tbm conhece quem é realmente bom.
    beijos

    ResponderExcluir
  19. Vixe...passei pra dizer que estou de volta e já chego com esse turbilhão todo?!?!?!?!
    A.B.A.F.A
    mas enfim, ao menos os registros estão feitos e vc sabe os direitos que tem. Graças a Deus é uma pessoa iluminada e faz seu trabalho bem feito pra não precisar que ninguém te dê crédito de nada...
    Bjão

    ResponderExcluir
  20. ola lany querida,nao estava sabendo dessa confusao.
    E qualquer uma com certeza ficaria chateada no seu lugar,principalmente pela falta de respeito com que te trataram,pegar as fotos sem saber de quem sao os creditos eh normal,mais vc entrou em contato e nem para se dignarem a te responder eh uma tremenda sacanagem,sera que pensam que tudo pode?
    e a lia eh maravilhosa,super doce e meiga,nao eh a toa que todo mundo ama ela,eu comecei a blogar por conta do justlia, e fiquei muito feliz com a atencao que ela te deu.
    beijao lindona,adoro vc.

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Que coisa mais desagradável aconteceu com vc. Li tudo e estou abalada. Espero que vc não desanime do blog e continue nos apresentando essas coisas lindas, esse trabalho maravilhoso que vc faz tirando fotos dos seus dedinhos, de tudo enfim. Tenho a maior simpatia por vc acho que por essa transparência que vc apresenta.

    ResponderExcluir
  22. Anônimo1:11 AM

    Hi friend How are You ? I like your post and i want to stumble it for my friend but i cant see your social bookmark widget in this blog. Please help me admin Thank You Steven

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

@lany__rodrigues