Diga NÃO !

Como todas as marcas mais desejadas do mundo, Melissa também sofre com as cópias ilegais. Mas em 2009 esse problema aumentou. Passamos a receber uma quantidade enorme de reclamações de nossas apaixonadas consumidoras: no orkut, em blogs e no próprio blog da Melissa. Por isso resolvemos deixar pública a nossa posição com relação às cópias.

Em primeiro lugar é preciso dizer que acreditamos que a concorrência é extremamente saudável em qualquer mercado. Assim, é natural que com o sucesso que Melissa vem obtendo, novos concorrentes apareçam. Melissa é a referência mundial no seu segmento e por isso será sempre copiada. Seja como inspiração para os concorrentes seja como vítima de cópias ilegais.

Com relação a nova onda do calçado plástico, é preciso dizer que outras marcas internacionais como Marni, Chanel, Tory Burch, Tod's, etc estão utilizando calçados de plástico (jellies) nas suas coleções. E a indústria calçadista brasileira, que segue as tendências internacionais, não ficaria de fora desse mercado. A própria Grendene, empresa que fabrica a Melissa, lançou a marca Zaxy com outro posicionamento de mercado e atingindo uma parcela maior da população.

Portanto a regra é simples: inspiração é uma coisa, cópia é outra. Somos terminantemente contra a pirataria e a concorrência desleal que as cópias representam.

A Melissa investe muito dinheiro e talento em pesquisa e desenvolvimento para criar uma experiência única para as suas fãs, como por exemplo, nos produtos criados com os Irmãos Campana. Nosso preço para estes produtos reflete o longo processo que é necessário para obter tamanha qualidade em design. Quem compra uma cópia falsificada de uma sapatilha Campana pensa que é esperta por estar economizando, mas na verdade é o oposto disso.

Em primeiro lugar porque comprar cópias é uma atitude altamente insustentável. As sapatilhas da nova linha Campana, por exemplo, levam até 30% de material reciclado e usam apenas o Melflex®, que como todo PVC da Grendene é limpo de metais pesados. A cópia falsificada usa matéria-prima mais poluente e sua composição não segue as rígidas normas que a Grendene adota na elaboração dos seus produtos. O meio-ambiente agradece a sua escolha pelo produto original.

Segundo: comprando a cópia você, indiretamente prejudica quem mais admira: a Melissa e os Irmãos Campana, que trabalharam para criar o design mais lindo para você. As cópias acabam com novos investimentos e logo, ao invés de peças únicas de design sustentável o mercado só vai ter sandálias sem nada de especial, que nem valem a pena ser copiadas. Vai dizer que isso seria bom?

Além disso a pirataria é um crime que está comprovadamente ligado a uma série de outros crimes: sonegação de impostos, contrabando de armas e drogas, o uso trabalho escravo, entre outros, além de levar a outras práticas desumanas de relações trabalhistas. Ou seja, aquela economia esperta de quem compra a cópia pirata pode estar bancando uma série de atividades ilícitas. O alívio no bolso é também um tremendo peso na consciência.

Segundo Emerson Kapaz, presidente do Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), "a perda decorrente de pirataria, contrabando e sonegação supera os R$ 100 bilhões de reais por ano. Somente 10% desse dinheiro seria suficiente para custear boa parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, que atualmente atende 800 mil crianças entre 7 e 14 anos, afastando-as do trabalho e de atividades insalubres. Ou seja, uma simples sandália falsificada representa um enorme passo em falso.

É claro que a Melissa está adotando todas as medidas legais cabíveis para proibir, banir e retirar de mercado as cópias ilegais. Queremos deixar claro que você, que ama Melissa e que quer continuar vendo a marca lançando novas experiências, pode ajudar muito não comprando produto pirata e esclarecendo a sua amiga que comprou sobre as consequências morais desse ato.

A Melissa custa um pouquinho mais? Custa sim. E sabe por quê? Porque Melissa é a tendência. E ser a tendência implica em ter uma ampla linha de produtos, colaboradores, materiais superiores, distribuição seletiva e produções menores de vários modelos ao invés de grandes produções de um único modelo. Fazer algo tão especial custa um pouco caro. Mas você já conhece a diferença, né?

Melissa é tendência porque acrescenta valor ao plástico e dessa forma acrescenta valor à sua vida. O valor da sustentabilidade, da beleza, do design, da arquitetura, da moda, da música e da arte. Tudo isso é seu. Não deixe um criminoso roubar isso de você.

Melissa

Um comentário:

  1. credo, Deusmelivre de comprar Melissa falsificada... era só oq ue faltava. -.-

    acho podre aquelas menininhas com as imitações da Campana.

    [...]

    indiquei um meme pra você no meu blog. ;)

    beeijo, Lany. ;**

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

@lany__rodrigues