Eu gosto muito de livros que falam sobre o Holocausto. Eu sei que não é um assunto lá muito agradável, mas também é uma ferida da sociedade moderna que nunca (nunca mesmo) deve ser esquecida. Para que nunca mais uma barbaridade como aquela seja repetida. É doloroso, mas taMbém muito importante esse não esquecimento.
A minha sensibilidade paa esse tipo de leitura despertou quando com 12 anos eu li O Diário de Anne Frank, depois dele li O outro lado do diário escrito pelo casal que abrigou a família de Anne Frank. Depois do interesse despertado, li outros livros mais históricos e menos ficcionais. O último livro que eu havia lido que tratava desse assunto foi A menina que roubava livros, onde uma família alemã que não concordava com o que se passava na Alemanha naquela época abrigou em seu porão um judeu.

O menino do pijama listrado foi apresentado para mim por uma amiga que leu o livro e tbm viu o filme e chegou contando lá na redação encantada. Anotei a dica e quando ele finalmente chegou na livraria não perdi tempo e comprei o volume.

O menino do Pijama Listrado, John Bouyne, Companhia das Letras
RESENHA: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam curioso. Em uma de suas explorações ao londo daquela imensa cerca Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai e que envolvem os soldados e as pessoas vestidas de pijamas. 'O menino do pijama listrado' é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. Nesta fantástica obra de John Boyne, o leitor vê o Holocausto sobre a ótica inocente, ingênua e intrigada das crianças, mas nem de longe ele é um livro infantil.
Gente, o livro é lindo! De uma doçura dolorosa, assim como a Morte nos cativa contando a história da menina que roubava livros, Bruno nos cativa com sua inocência e bondade. Uma história encantadora, simples e comovente. Que fala sobre as cercas que nos separam – e sobre as coisas vergonhosas que os adultos têm coragem de fazer. No livro Boyne transformou Führer em Fúria, Auschwitz em Haja-Vista e os prisioneiros em pessoas de pijama listrado, e isso deu ao livro o tom correto de ingenuidade, coisas que um menino de 9 anos poderia razoavelmente pensar.
Se você sabe muito, muito pouco sobre o Holocausto, não acredito que O menino de pijama listrado seja um bom livro para você iniciar no assunto. Explico o porquê. Se você não conhece como aquela barbaridade funcionava não vai conseguir perceber a sutileza das interpretações de uma criança de 9 anos para o que acontecia de verdade. Não vai saber reconhecer a monstruosidade por traz da inocência do menino, e a beleza do livro está justamente aí.
Agora tô louca para assitir ao filme. Mas recomendo, para quem se interessar, ler o livro primeiro antes e só depois ver a obra na telona. Muitas vezes a versão para o cinema perde muito da sensibilidade original da obra. (^-^)
Tá pensando que esse blog aqui só fala de Melissa é? hihihihihi
Flores no Deserto também é cultura rsss
'bjos amigas lindas e bom início de semana para todas'
.
.
Oiii querida, meu marido adora este assunto, vou indicar pra ele, valeu a dica.
ResponderExcluirBjobjo cat e ótimo início de semana pra vc tbm;)
Oiee Lany!
ResponderExcluirEsse é um dos meus livros favoritos! Amoo!
Eu assisti ao filme e gostei da adaptação, apesar de eles terem alterado um pouco a história.
depois q assistir, comente no blog.
bjs amiga
ótima semana pra vc
=D
aaaaaaaaaaaaah, mas é ótimo q aqui fale de melissa mesmo! hahaha
ResponderExcluir;*
Ah queriiida, saudadeeees, que bom que vc apareceu!
ResponderExcluirEu admiro ela, mas confesso que teve uma época que era indiferente...mas passa né, tudo passa!
bjokas*
Não fala só de melissa não... Não é meu assunto preferido, sou mais para livros de mistério tipos os do Dan Brown... estou louquinho pelo que saiu recentemente!!1
ResponderExcluirbeijokas
a-do-rei o post!
ResponderExcluire estou doidinha pra ler esse livro depois de tudo que li aqui!
eu já tinha visto uma vez num blog de filmes, que tinha esse filme para baixar, mas o link estava quebrado, aí nem deu.
também acho muito melhor ler o livro antes!
a menina que roubava livros, bem que poderia ter um filme né... gostaria de ver a versão de um diretor, assim como teve com Caçador de Pipas.
to lendo Memórias de uma Gueixa agora, e já baixei o filme pra ver logo depois que terminar o livro *-*
beijos ;*
e boa semana
Amuuuuuuuito ler... vou aproveitar q aki tá tendo Bienal do Livro e vou procurar estes q vc indicou... A menina q roubava livros tem à venda na AVON vou comprar...
ResponderExcluirBjão
Poxa, finalmente um post menos 'frufru'. Neste sim eu vou por um comentário, porque sabe como é que é, como esperar de mim algum comentário acerca dos produtos da AVON, Sushi, Pucca, Dexter??? Por que, vamos concordar: Eu tenho uma reputação a zelar minha querida. Humpf!
ResponderExcluirBem, feito o desabafo, passo a comentar o post literário.
Esse pijaminha dele é de flanela?
Ivan
PS: Consegui postar as fotos da minna unha lá no blog...rsrs
ResponderExcluirBjão
Lany,
ResponderExcluirTem selinho pra você lá no blog.
Beijocas fashionistas, Bell!
[http://fashionistabaiana.blogspot.com/]
hehehe...achei mto engraçado vc falando q 'vc pensa q esse blog só fala de melissa'...kkkk
ResponderExcluiramo saber sobre livros e coisas do tipo, tô lendo 'A Cabana', mas, vou baixar esse pra ver tbm...não sabia que falava de holocausto, já vi o filme 'A Lista de Schindler', e vc falando do livro me lembrou "O Caçador de Pipas", embora não seja do mesmo assunto, fala de amizade tb de um jeito mto lindo, só vi o filme tb, recomendo.
bjoksss
já me falaram tanto nesse livro, falta tirar tempo pra ler :/
ResponderExcluirótima semana querida!
Ai amiga, somos vizinhas de aniversario!!! Que legal... Adorei saber.
ResponderExcluirBjoo
olá amiga!
ResponderExcluirGostei do seu post,dando uma "dica" de livro,eu to lendo um agora e ja ta na lista a Cabana,ai depois leio esse, e tanto livro q queria ler que nao to dando conta rsrsrs
A menina que roubava livro sempre me chamou atençao ele e bom mesmo??
bjo e uma boa semana pra vc!!
Lany,
ResponderExcluirQuando pegamos um livro que nos identificamos é tão bom. Ontem comprei o "O vendedor de sonhos" e já estou na página 100. Adorei a indicação desse livro, com calma procura saber um pouco mais sobre ele.
Beijo imenso, menina linda.
Rebeca
-
Ja ouvi mto sobre esse livro, mas não tenho coragem para ler. Eu ja vi varios documentarios, e inclusive visitei o museu do holocausto... E e super pesado.
ResponderExcluirBjs
ótima dica, fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluirbjs
nossa... auhauahu... ai que meda...
ResponderExcluirfofa, vc jah viu meu outro blog?
http://befashionis.blogspot.com/
beijos, linda
Oie (:
ResponderExcluirAaah num rpecisa pedir desculpa naum! Sei bem como naum eh ter net em ksa!
Ja ouvi falar bastante nesse livro! E eu tenho A Menina que Roubava Livros, adorei a historia!
Tenha uma otima semana!
bjuuh
Vc têm toda razão - há assuntos que nunca devem ser esquecidos! Todos da sua lista são especiais - super indicados mesmo! Para vc tb Cherry uma linda semana! Bjs!
ResponderExcluirAmore, adorei a dica!
ResponderExcluirEu já tinha ouvido o título do livro, mas não sabia do que se tratava. Não posso dizer que adoro o Holocausto, senão vão me bater, haha! Mas eu me interesso muito pela história. Vou ver se pego pra ler.
Beijo! Se cuida!
assisti o filme, gostei muito *;*
ResponderExcluirmas, claro, queria que o final fosse diferente, foi muito triste.
beijos,boa semana :D
sério? vc vai casar? parabééns!
ResponderExcluirnossa, é verdade vou postar mais sobre casamentos! hehehe biejundas
;***
parabens mexxxmo!
ja ouvi fla desse livro (na vdd do filme)me dizeram muita coisa boa sobre ele e eu tb fiquei muito curiosa para assiti-lo...
ResponderExcluirNossa eu tb li o "diario de anny frank" mas eu não sabia desse outro livro da familia... Vou atras para ler ;)
flores no deserto tambem é culturaaa aa´sçasçalspalsa
Oi flor...obrigada por me seguir, que om que você gostou do look lá no blog.
ResponderExcluirAA já ouvi falar nesse livro.
Bjaum!*
Estou louca pra ler esse livro! Adoro tudo que fala sobre história, nossa, acho bom demais!
ResponderExcluirBeijocas
Eu realmente estou devendo comentários e postagens.
ResponderExcluirÉ que meu tempo anda meu limitado.
E para completar, ando sem inspiração... Tenho estudado um bucadinho daí não consigo pensar em outra coisa q não seja epidemiologia hehehehehehehe
Boa semana p vc tbm!
Bjos
Eu já lir "O menino do Pijama Listrado", MUITOOOO PERFEITOO o livro
ResponderExcluirNão sabia que tinha o livro
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Oi baby sumiuuuuuuu, apssa lá em meu blog e diz o que achou de minha sandália nova rsrs, bjs e quantas novins em seu blog uau
ResponderExcluirOi baby sumiuuuuuuu, apssa lá em meu blog e diz o que achou de minha sandália nova rsrs, bjs e quantas novins em seu blog uau
ResponderExcluirOi baby sumiuuuuuuu, apssa lá em meu blog e diz o que achou de minha sandália nova rsrs, bjs e quantas novins em seu blog uau
ResponderExcluirEu vi esse livro, mais eu não gosto de livros sobre o Holocausto, muito triste... hehe.
ResponderExcluirBjs
Também ADORO o assunto! O Diário de Anne Frank eu li quando eu tinha uns 19 anos, se eu tivesse lido com a sua idade provavelmente teria ficado meio impressionada na época..
ResponderExcluirMe interessou esse livro, agora quero ler também ^^
Beijo
GURIA! Eu to com esse DVD pra ver faz tempo e não vejo!
ResponderExcluirAgora me animei de ver o filme, heheheheh!
Adorei a resenha, excelente!
bjos e boa semana pra ti!
;)
Ow quero ler, com caerteza rsrsrs!!!
ResponderExcluirBjs
Hey!!! Vou ficar assim sem resposta? É ou não é de flanela?
ResponderExcluirO livro parece muito interessante, mas não sei se tenho coragem de ler, fico muito chocada com esse tipo de coisas. Sou traumatizada pelas minhas aulas e videos de geografia.
ResponderExcluirAproveita e vê o selinho que deixei para você no blog. beijos amigas...
Oiee linda, tudo boom?
ResponderExcluirNossa que livro lindooo
Fiquei P* da vida outro dia quando vi falando não lembro se era uma padre, que não existio o Holocausto e tudo mais.
Nossa que homem sem coração viu!
Beijoos
oi lindona!!!
ResponderExcluireu adoro ler livros também, vou seguir sua dica e colocar na minha lista de livros que quero comprar! eu me apaixonei pelo livro A menina qe roubava livros. tenho certeza que vou gostar desse tambem..
super beijoooooooooo
Esse livro está na minha lista dos próximos...hehehe
ResponderExcluirSó preciso de um dia com mais horas, essa vida e gravidinha me cansa mto...ahuahauhauhaua
Beijao
e muito bom esse livro.eu já li^^
ResponderExcluire muito bom esse livro.eu já li^^
ResponderExcluir