. Papo Sério sobre a blogsfera e outras coisinhas .


Há dias ando com vontade de falar sobre alguns bafhos que estão rolando na blogsfera envolvendo algumas pessoas que admiro e outras nem tanto. Mas, ao invés de citar nomes vou falar o que penso e isso é só uma questão de opinião. Tenho a minha assim como vocês amigas que me visitam tem as suas e o que vale é o respeito de ambas né?




O post tá grande e, se você estiver com paciência, senta que lá vem a história... rs

COMO ENTREI DE CABEÇA NA WEB
Pois bem, tenho blog desde 2000 e de lá para cá já se passaram 11 anos e isso não é pouco tempo. Nesse intervalo estudei Comunicação Social e me habilitei em Jornalismo. Por isso, antes de ser blogueira digo que o meu maior compromisso é como jornalista. Por isso é que, mesmo que eu escreva sobre assuntos considerados fúteis pelos pseudo-intelectuais, não abro mão de ler, pesquisar e trazer o melhor que posso para quem me acompanha por aqui.

Meu blog antigo chamava-se Lany Felicity e foi criado em 1999 e era hospedado em um site hoje já extinto. Em 2006 mudei para o blogspot com o nome de Flores no Deserto que foi criado com a intenção de ser um diário pessoal, um espaço só meu para expor sentimentos, meu dia a dia e expressar minhas opiniões. Quem vê os primeiros posts vai observar que ele sempre trouxe muito de músicas, textos e versos - alguns meus outros não - que diziam como eu me sentia naquele momento. Os dias mais tristes passaram e comecei a falar sobre as coisas que me chamavam atenção, sobre filmes, séries, livros, moda, comportamento e sobre mim. Afinal, nunca deixou de ser um diário pessoal né?

O BOOM DOS BLOGS
Os blogs então, há mais ou menos uns três anos atrás, começaram a bombar, algumas blogueiras passaram a ter mais destaque e a ser paparicadas por marcas e empresas que viam naquelas pessoas - gente como a gente e, por conseqüência, um elo entre eles e seus públicos -  a proximidade que lhes faltava. Achava super legal esse prestígio que os blogs que eu gostava estavam desfrutando.  Mas... como acontece com tudo que é bom, algo se perdeu no caminho e as coisas começaram a se desvirtuar. 

De olho nesse prestígio, muitos novos blogs surgiram e uma grande parte deles com a única intenção de ganhar destaque e a atenção das marcas, exclusivamente isso. Boas ideias, originalidade, algo a dizer? Que nada, tudo isso se perdeu e o que era importante virou apenas detalhe.

É por isso que hoje, diariamente nos deparamos com gente ganhando destaque e esbanjando 300 mil e 510 seguidores apenas com posts que falam de produtos e sorteios sem mais nada a acrescentar. Que fique claro, não sou contra esse tipo de blog, mas acho que esse não é um único objetivo de um, ou pelo menos não deveria ser. E sabe por que? Porque, para mim, não adianta ter essa porrada de seguidores se eles não estão nem aí para a blogueira, nem pro que ela pensa, não confiam nas suas resenhas misteriosamente sempre positivas e apenas ligam pro que ela sorteia? Essa é a nova forma de comprar amigos? É uma relação muito vazia. Eu acho!

ACORDA ALICE!?
Por isso que eu digo que não tenho leitoras, mas sim amigas. Porque é assim que me sinto em relação a todas as meninas fofas que são carinhosas comigo, comentam e dedicam um pouquinho do tempo delas para ler o que eu escrevo aqui e, com certeza, há reciprocidade da minha parte. Porque tem muita blogueira que, só porque sorteia produtos, se acha no direito de dar ataques de estrelismo e de tratar mal quem faz uma pequena crítica ou pergunta.

Pelo contrário, já conheci tanta gente interessante nesses anos que, apesar da distância física, divido várias coisas da minha vida com elas através do blog, mas não é uma exposição pela mera exposição. Porque tem blogueiras do tipo: olha minha bolsa Chanel de bilhões de dinheirinhos nova e o meu vestido Daslu que eu comprei ontem com o dinheurinho q eu não suei pra ganhar. Tô Deusa?  Essas são incapazes de responder os coments se eles não forem críticas e nem de interagir com as leitoras. Aquilo é apenas uma vitrine narcisista. É como se o mundo delas não tivesse nada de ruim e elas não queiram se contaminar. São Alices, cada uma imersa no seu universo particular, no seu país das maravilhas.


Nada contra essas meninas, mas o foda é que esse tipo de atitude acaba influenciando um monte de gente a ter a impressão de que elas nunca tem TPM, nem um bad hair day, nem problemas com dinheiro, que a vida é só champs, glamour e que isso é que é felicidade. E o pior, fazendo a gente acreditar que elas é que são perfeitas e que o legal é ser assim. O ruim é que muita gente acaba endeusando essas pessoas e aí, mais uma vez, a coisa desvirtua e vira bagôuunça.

GUERREIRAS DO DIA A DIA
Acho legal e presto muito mais atenção é em quem trabalha, estuda, tem estágio, anda com a grana curta e mesmo assim tem tempo e determinação pra ser antenada e ter estilo pessoal. Porque com $ sobrando néam, a dificuldade de montar looks é mínima. Acho digno quem garimpa araras em fast fashion e mistura com peças de marcas - porque não? -  e fazem looks totalmente HI-LO e acessíveis, contudo, não menos estilosos.

Isso sim é que é criatividade, isso é o que me inspira de verdade. Ver gente como eu que rala pra caramba e compartilha comigo a felicidade de investir seu rico dinheirinho em pequenos luxos de vez em quando também, porque afinal, somos todas filhas de Deus né?

A GRAMA DO VIZINHO É VERDE, MAS TÁ PINTADA
Acho a moda brasileira e seus estilistas muito boa, mas não é todo mundo que vai a um jantar qualquer com o marido e pode ir escolher um vestido na Glória Coelho especialmente para aquela ocasião, não é verdade? Amigas, não se enganem, nem elas vivem do jeito que querem mostrar que vivem. É tudo fachada. Tem blogueira por aí que a sogra é dona de boutique e a maioria das peças que ela usa pra fazer as fotos não são suas, e sim da loja, mas ela jamais admite isso. Ou seja, a grama do vizinho é mais verde do que a minha, mas é maquiada, não é real.



Tem florzinha que só usa peças tão caras porque ganha das lojas e, por isso, tem obrigação de falar bem da marca. Abrem mão da sua opinião própria porque se não for assim, perdem os jabás. Mas é um lance bem contraditório, afinal, ter um blog pessoal é, sobretudo, para emitir a sua opinião sobre as coisas e ainda ter o poder de decidir sobre o que falar.

INFORMAÇÃO PRIVILEGIADA OU JABÁ?
Não estou dizendo que sou contra que as blogueiras recebam mimos, presentes e informações em primeira mão para repassar às suas leitoras. Como jornalista entendo perfeitamente que os blogs tem assumido um papel importante para o marketing e que as blogueiras são sim formadoras de opinião. Agora para mim, mimo e presente é muito diferente de jabá. 

Quem estuda jornalismo sabe que a palavra jabá tem um tom pejorativo muito forte no meio. Traduzindo: jabá é uma informação comprada ou vendida. Não é livre, nem espontânea e pega mal pra quem faz, embora haja o retorno econômico porque a pessoa está sendo paga pra falar bem.

Embora os mais radicais afirmem que é tudo a mesma coisa. Para mim existe uma linha tênue entre presentes e jabá e isso vai muito com o bom senso da blogueira ou a falta dele. Juro pra vocês que existem meninas que fazem um post falando maravilhas de marca tal e depois mandam o print para as assessorias dizendo: olha esse post que fiz da sua marca e seus produtos, meu blog tem tantos seguidores, você me dá presentes e eu continuo falando bem deles.

Pô Lany, mas se eu não aceitar jabá como vou faturar com meu blog? 
Tem muitas formas de fazer isso de uma maneira mais clara, menos mascarada e deixando o seu leitor saber o que te agradou mesmo, o que é a sua opinião e o que é publicidade.

O BOM EXEMPLO
A Lia Camargo do Just Lia faz isso muito bem e de forma ética, na minha opinião. Até bem pouco tempo ela trabalhava duro na Capricho e depois na Gloss e, ainda assim, seu blog tinha milhares de acessos diários. Só agora é que, com 11 anos de blog é que ela deixou a Gloss para se dedicar ao Just Lia em tempo integral.  E sabe porque a cito como um bom exemplo? Porque a Lia é sincera, ela não quer enganar ninguém dizendo que comprou o que ela na verdade ganhou. Ela fala! Não tenta ser o que não é ou tenta dizer que tem o que não tem. 

Quem conhece o blog da Lia sabe que quando ela ganha presentes posta no twitpic e que ela fala realmente o que pensa, diz se gosta ou não gosta e elege seus preferidos. Quando ela ganha dinheiro para falar sobre determinado assunto os post são diferenciados dos demais e tem a tag Publicidade informando para os leitores do que se trata. Tudo muito claro, transparente e objetivo. Como acho que deve ser essa relação.





Lia na capa do suplemento Buchicho Teen do Jornal O Povo de Fortaleza

O melhor da Lia - nossa boa moça - é que ela fala de muitas e muitas coisas, não única e exclusivamente do que comprou, onde comeu, que festa foi. Ela tem opinião, a expressa com propriedade e não deixa a gente pensando que a vida dela é perfeita, que ela só tem dias bons e o que o bom humor anda sempre no nível máximo.

Por isso, ela é na minha opinião uma das pessoas jovens mais influentes da internet brasileira nos dias de hoje. Por isso o blog dela bomba, tanto de acessos quanto em relação à qualidade do conteúdo. Por isso ela escolheu criteriosamente as meninas maravilhosas que são suas colaboradoras e fazem o Just Lia ser um dos blogs mais interessantes do momento, há muito mais de 3 anos sempre no topo. E isso amigas, no mundo da internet e da fugacidade e instantaneidade, é um recorde.


E vocês o que pensam sobre isso tudo? Quero saber a opinião de todas tá?
bjo (^__^)

22 comentários:

  1. Ai, Lany, vc falou tudo!! Eu comecei um post sobre isso mas nao tenho mais saco de terminar devida a tanta babaquice das blogueiras.
    Você tem acompanhado meus desabafos, sabe o quanto que ando enojada com algumas blogueiras...
    Adoro a Lia!! Antigamente eu nem ligava muito se me respondia ou nao, depois passei a olhar ela torto, pq ela nunca me respondia!! haha
    Depois que entendi (anos se passando) que a quantidade de leitores e comentários são altos e ela se dedicar a cada um deles seria complicado. Eu ficava bolada que ela nunca ia no meu!! haha

    Tb tenho blog há anos (quase todos extintos pq eu tenho um problema chamado enjoei-deleted-account). hahaha

    Mas com esse boom de blogs por caça-brindes tem me deixado com vergonha. Nao me chama de blogueira pq a "categoria" tá em baixa. Sou um alguém que desabafa e expressa opinião em espaço publico..hahaha

    Isso de ser jornalista pega bastante. Nunca corri atras de parcerias e tal e vc sabe pq. Mas a Sancion Angel qnd me procurou pra sorteio eu aceitei, pq me procurou e tipo...procurou pq falo bem. Não precisei fingir gostar de uma marca pra receber brinde. Eu ja gostava..
    Nao sei se entende onde quero chegar, mas sinto muito pelas pessoas que perdem o tempo da sua vida preparando posts por causa de brinde.

    Tem certas coisas que não valem a pena e prefiro pagar e usar e demonstrar o que curto do que fingir e ter que escrever sobre isso e falando mto bem.

    Ahhh...vou voltar praquele post que eu tava escrevendo, arrumei mais inspiração!hahaha

    bju

    ResponderExcluir
  2. Acho que tu falou por todas que pensam assim como vc, e que apoiam e admiram as blogueiras como a Lia q dão um duro danado para serem reconhecidas... com merecimento, óbvio!!!!

    Concordo e assino em baixo!!!!

    mega bjokas*

    ResponderExcluir
  3. Muito bom você entrar nesse assunto lany, eu como leitora de muitos blogs e muitos deles são bons, já me deparei com alguns desses blogs citados no post e fiquei muito triste de ver isso, pois realmente buscamos coisas sinceras nos lugares que visitamos, acho que sinceridade é tudo nesse mundo e aprecio isso em todos os blogs que visito, fora o ótimo conteúdo e as opiniões que cada escritora tem nele, pessoas sem conteudo não me agradam ou entao aquelas que "pintam" a grama para mostrar que tem algum.
    Gostaria muito q certas pessoas vissem esse post e pensasse um pouco, eu mesma busco o lado de todo humano de todo escritor do blog como suas opinões sobre um produto, sobre certos assuntos. Claro que somos todos filhos de Deus, mas espero mesmo q certas pessoas saiam um pouco do país das maravilhas.

    Essa é minha opinião como leitora, ótimo post lany

    bjão flor



    @nonnys2

    ResponderExcluir
  4. florzinha do céu, vc falou em tanta coisa que até esqueci tudo o que eu ia comentar!!
    hahah!
    primeiro, obrigada por chamar a gente de amiga! Fico mto feliz em ouvir isso! Afinal compartilhamos nossas opiniões nesse meio, e no final das contas queremos saber a opinião das pessoas, não é verdade?
    A questão das parcerias, brindes, etc...
    Tb não sei o que te dizer... vejo mta gente fazendo essas parcerias, mas acho que as vezes fica mto repetitivo... Todo mundo tem parceria com os mesmo produtos... Acho legal quando uma pessoa traz algo de novo para ser mostrado, algo da sua cidade, realidade... Por isso não procuro fazer parcerias, quando eu fizer será pq me agrado com a tal marca, pq vejo que tem a ver comigo!
    E acho que blogs precisam ter esse objetivo: mostrar nosso ponto de vista, opinião sobre diversos assuntos. É a moda, make, beleza da forma como nós vemos, nossa sincera opinião...
    Quanto a querer aparecer... Acredito que... sabe de uma coisa... Que elas se danem! hauhauhau! Acho que no mundo, EM TODAS AS ÁREAS, há gente assim. E o que nós devemos fazer, não dar bola. Que ela se ache, o que podemos fazer?
    Sou mais eu, com meu salariozinho de professora, comprando roupa sem marca! hhihihihi
    O que essas pessoas mais querem é: :"falem bem ou falem mal, mas falem de mim" e se elas veem que nós estamos falando mal delas elas sempre dizem: "inveja", então o verbo é IGNORAR! É o que elas merecem ;)
    Beijos minha flor, estou aqui para o q vc precisar ;)

    Ótima quintaaaaa

    http://re-becah.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amiga, você simplesmente falou aquilo que estava entalado na minha garganta há séculos.
    Acho, na verdade, que uma das motivações desse deslumbramento absurdo , deve-se à falsa ilusão de "vida fácil", muitas vezes propagadas por blogueiras mais deslumbradas ainda.
    Vivo dizendo que ser blogueira hoje equivale na minha época de adolescente, a ser modelo.
    Estudar que é bom, ninguém quer.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  6. ah, eu tenho blog pra falar bobeira, tbm. pra me divertir. ano passado me inscrevi no prêmio blogbooks, e até passei pra semifinal e isso já foi recompensa o suficiente. esses tempos atrás eu escrevi sobre "blogs de sucesso" lá no Live. e é isso que eu penso, que de nada adianta ter milhões de acessos e seguidores se nenhum deles lê o que você escreve de verdade. nunca ganhei nada de presente, se ganhar bom também. mas, isso não vai me fazer escrever bem ou mal do que quer que seja. ah, e esse lance não acontece só nos beautyblogs, não. mas, na blogosfera em geral. já cansei de ver bookbloggers em disputas, entre tantos outros.

    gente que não sabe se divertir é complicado! muito bom, garota. gostei de ver. beijos grandes! ***:

    ResponderExcluir
  7. Mto legal o post, acertou em cheio coisinhas que andam rolando pela blogosfera, mas essas coisas nem me estressam, pq se não gosto do blog, dou meia volta e saio. =]
    Só não gosto qdo a fama sobe à cabeça e a blogueira fica sendo grossa e mau educada com leitoras por qq motivo.

    ResponderExcluir
  8. Que tudo esse post! Fala tudo esse universo louco, mas ainda assim, muito divertido né?

    Beijos.
    www.consumisse.blogspot.com
    @thaharaujo

    ResponderExcluir
  9. Lany, querida, primeiro saudade de vc e do seu cantinho, ando meio sumida mesmo. A chamada realidade bate na porta e as vezes não dá pra ficar por aqui, parece pequeno sabe.
    E as vezes é essa a sensação q tenho, Vc touxe um assunto muito polêmico mais verdadeiro.
    Olha eu trabalho com moda e sou publicitária e marketeira então super entendo muitas questões, não acho futilidade eu falar sobre moda, mas acho futilidade o esquemão de tráfego nos blogs, as vezes é como um mundo paralelo mesmo.
    Aí é difícil competir com isso pq tb não concordo.
    Ótimo post querida, tb considero vc minha amiga
    bjs

    ResponderExcluir
  10. pois e amiga eu começei como um passatempo, fui indo, devagarinho, mas realmente nao tenho a pretensão de ser uma blogueira famosaa, nao tenho parcerias, e nao fico olhando qts seguidoras as blogueiras tem, na verdade pra mim o blog e uma troca, fiz amizades otimas e ainda to fazendo,reclamo da vida, nao coloco marca de roupra p, porque geralmente as minhas nao tem marca nenhuma,,,ai ai,,,rsss, mas eu adoro receber o carinho das amigas, porque eu sei que e sincero, e como tu falou, nao adianta ter 30000 seguidoras e elas nao interagirem com vc nao e???, adorei teu post, bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa...

    você tirou as palavras da minha boca...

    Mil vezes um blog que tenha um conteúdo de verdade, são esses que mais valorizo e sempre visito quando tenho um tempinho... rsrs

    Super te apoio no desabafo cherrie!!!

    Adorei o post! rs

    ResponderExcluir
  12. Meninaaaa adorei o post... Mas me conta que bafos são esses pq eu nunca sei de nadaa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu post! Soube falar tudo o que acontece pelos Blogs de um jeito muito sutil :) Gostei de verdade ler sua opinião, e concordo!! :)
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Lany isso é lindo né!!!(pronto vc deve tá achando que eu surtei, rsrs!).
    mas não surtei não, é que fui lendo seu post e concordando tanto. Vc falou coisas que também direcionam minha leitura de blogs, pontuou td que irrita um pouco nesse boom de blogs.E aí abri os comentários animadissima, pra deixar um depoimento, um agradecimento...e vejo a coisa mais linda d mundo que é um monte de outras blogueiras concordando com o post e pensando igualzinho! ai me emocionei, de verdade!
    Sorri e fiquei meio boba olhando pra tela.
    É bom saber que tem mais gente prestando atenção no que acontece, tantas meninas num tipo de reação.

    É vc e o q pensa que faz do Flores no Deserto um blog maravilhoso!!!

    beijos amiga

    ResponderExcluir
  15. adorei o post! falouo que passa na cabeça de ttodo blogger!
    hiauhiauhaiuha
    bjs

    sacheebombom.blog.com

    ResponderExcluir
  16. Anônimo8:46 PM

    Lany, adorei o post!! Concordo com tudo que vc falou!
    Adoro demais o seu blog, principalmente quando vc posta os seus looks! Sei que às vezes eu fico sumida, mas sempre que eu puder, eu passarei no seu blog!
    bjs amiga

    ResponderExcluir
  17. Oi Lany! Antes de qualquer coisa, prazer! Meu nome é Camilla e é minha primeira visita no 'flores'.
    São 05:40 da manhã de domingo e eu estava exausta de tanto ler e rascunhar coisas para o meu TCC quando resolvi passear um pouco pela blogosfera. Acabei achando seu blog e me prendendo absurdamente na leitura. Esse post fala (e agora eu acredito ainda mais na lei da atração!) bastante sobre coisas que estou pesquisando e observando para o TCC. E se tudo der certo, vai sair um trabalho ótimo e eu serei sua colega de profissão daqui pouquíssimos meses! :)
    Mas você disse no fim do post que queria a opinião dos leitores e lá vou eu:
    detesto gente perfeita demais. Ou melhor, tenho medo delas.
    Pessoas contidas costumam guardar segredos bem feios. Elas são fechadas pro mundo e mantém a imagem de bonequinha de porcelana apenas como forma de continuar camuflando as idéias que não tem coragem de expressar, os defeitos que não tem coragem de assumir e os erros que não tem coragem de cometer. Elas, na minha opinião, permanecem estacadas no tempo. Pois sem erros, sem quedas, a gente não evolui. Não cresce. E digo isso em qualquer âmbito da vida. Seja o profissional, o pessoal, o afetivo.
    Admiro a Lia também. Mas conheço outras tantas blogueiras de menos status que fazem um trabalho lindo em seus blogs. Sem máscaras, sem filtros. Como acho que deveria ser.

    Espero que não se irrite com o comentário absurdamente grande que deve ter ficado isso aqui! :)

    E saiba que voltarei mais vezes!

    Bisous

    ResponderExcluir
  18. Tinha escrito aqui um comentário, mas eu não sei se consegui enviar, então vou escrever de novo. =)
    Concordo com vc, eu não gosto dos blogs comerciais demais, eu prefiro os pessoais.
    Se bem que tocando nesse assunto de mostrar o que comprou, bom....eu mostro as coisinhas que comprei (nem tudo), mas eu mostro, hahaha, mas é que eu mesma falo no blog, que gosto de mostrar, assim alguém gosta ou não sabe que tem aquilo no mercado e depois procura ou vem me perguntar por twitter ou blog.
    Já que trabalho e compro com meu dinheirinho suado, eu gosto de mostrar, até mesmo, pq eu pergunto nas postagens se as meninas gostam ou não.
    A maioria gosta (não sei se é pelo fato, de meu blog, ser pessoal), então continuo a postar. Até mesmo, pq eu sinceramente não mudaria o estilo do meu blog. ^_^

    Beijos e boa sorte na sua nova jornada!!! =D

    ResponderExcluir
  19. Lany!

    Desabafo super certeiro, vc tem toda razão. Uma vez eu li num post do International Fashion Bloggers que visitar a outros blogs e comentar é a melhor maneira de combater este aspecto narcisista que o blog certamente tem... o blog só faz sentido se fizer parte de uma comunidade. Blog sozinho não tem a menor relevância... e ser sincero com o leitor é a coisa mais importante que existe na internet e tbm na vida fora da rede...

    parabéns pela coragem e pelo post,

    beijos,

    Kira

    ResponderExcluir
  20. Vou confessar que quando que um blog está cheio de promos e que é raro ter texto nem entro mais kkkkkk nem sei como funciona direito esse tipo de blog, então sou meio suspeita para falar
    Sei bem que tipo de blogueiras são essas, detalhe é que a maioria fala como se entendesse realmente de moda, mas a maioria acha que só pq veste/usa algo de "marca" significa que entende de moda
    "A GRAMA DO VIZINHO É VERDE, MAS TÁ PINTADA" kkkkkkk vou confessar que ri muitoo HAUSH1U1H2U1H2

    ResponderExcluir
  21. Depois do seu comentario dei uma pesquisada sobre esse bafooo... Esse mundo de it girls esta tãaaao longe de mim (mesmo no mundo virtual) que nem me atento a essas coisas... Hahaha! Gosto mesmo é de blogs de meninas "normais"!!
    To ultra por fora!!! Mas gostei mto do seu texto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi amiga,
    li seu enorme post inteirinho, viu? rs
    Concordo com o que vc falou.
    Não sou contra parcerias, mas acho que tudo que é demais enjoa
    E tem blogs que só ficam atrás de parcerias. Fica chato e cansativo...
    Eu já ganhei esmalte para sortear, mas nem divulgo a marca e tb não considero parceira do blog pq não gostei dos esmaltes e fui mal atendida.
    Prefiro ser assim, sincera.
    E não falar bem apenas pq ganhei...
    É isso amiga
    beijos

    ResponderExcluir

INSTAGRAM

@lany__rodrigues